Escambaclube: que bicho é esse?

Dizem as lendas que, no século passado, as pessoas se reuniam para discutir livros que liam em comum. Estas mesmas histórias dizem que alguns focos de resistência do século XXI continuaram com esta prática, levando adiante este ritual arcaico, remanescente de tempos idos.

Mas afinal, o que é um Clube do Livro?

A Wikipedia (pessoal se preocupa com Google tomar conta do mundo, mas na Wikipedia tem definição pra tudo!) diz que:

Um clube do livro é um clube social onde pessoas normalmente se encontram para discutir sobre um livro que acabaram de ler, expressando suas opiniões, críticas, etc. Comumente, membros de clubes do livro encontram-se em suas casas, em livrarias, pubs, cafés, restaurantes, etc. Há também clubes do livro online.

Mas o que isso tem a ver com Escambaclube?

O Escambaclube foi ideia da Suellen Lima, nossa editora do caderno autoral. Ela disse: “O Escambau deveria ter um clube do livro!”, e aconteceu.

Isso mesmo, leitor perspicaz! Escambaclube é o clube do livro do Escambau!

Ontem, dia 02 de julho de 2016, foi nossa segunda reunião.

Chegamos cedo à livraria Leitura do Shopping Del Paseo, em Fortaleza. Estávamos todos conversando quando chegou a Suellen, responsável pela mediação, e, após nos ajeitarmos numa mesa no segundo piso da livraria, começamos.

“Qual era o livro?”, pergunta você, intrépido leitor.

Dom Casmurro, de Machado de Assis.

A obra prima da literatura brasileira, ápice da carreira do Machadão.

“Ei!” – diz você, angustiado leitor. – “Esse livro é chato!”

Sei que você o leu no final do Ensino Fundamental – ou no Ensino Médio -, mais ou menos obrigado pelos professores por causa da nota do paradidático. Sei também que existe uma possibilidade muito grande de você ter visto um filme, série ou resumo do livro na Internet. Você queria só a nota, e eu não vou te julgar.

A única coisa que podemos dizer é: se você acha chato, é porque não leu.

Reúna um grupo de amigos que gosta de ler, dê a eles um desafio: lerem juntos, durante um mês, um livro sugerido – mesmo que não seja um de seu agrado, ou de seu gênero preferido -, coloque-os reunidos num lugar maravilhoso (cheirinho de livros!) e deixe a mágica acontecer.

Gente, vimos Bentinho e Capitu ganharem vida diante de nós. Resgatamos José Dias (honorabilíssimo!), D. Glória e Escobar. Revivemos, cena a cena, capítulo a capítulo, da felicidade à angústia, a história de como Bentinho se torna Santiago e, posteriormente, Dom Casmurro.

É uma experiência sem igual. Conversar, trocar ideias, defender – e ouvir – pontos de vista e interpretações… Ver a turma com os olhos brilhando, descrevendo, caracterizando, sorrindo, defendendo seu personagem preferido, descendo a lenha no personagem chato…

Um momento necessário, com direito a quero mais. De repente, fica-se ansioso pela próxima sugestão de leitura, desejando que o tempo passe rápido até a reunião de agosto.

Um novo vício, um incentivo à leitura, um momento de confraternização com bons amigos: isso é um clube do livro. Mas não se engane, esse é especial: é o Escambaclube.

escambanautas-clube de leitura
Escambanautas reunidos na segunda edição do Escambaclube, na Livraria Leitura.

Tá com vontade de conhecer? Se ainda não faz parte da família Escambau, conheça nossa comunidade no Facebook. Acompanhe os eventos, curta os e participe dos Microcontos, envie seu texto para nós através do e-mail contato@escambau.org.

Enfim: torne-se um Escambanauta você também. E venha para o próximo Escambaclube conosco! Garanto a você que será uma grata experiência, algo que vai te enriquecer como pessoa, como leitor e – se este for o teu foco – escritor

LEIA TAMBÉM: