Últimos dias de inscrição para Prêmio Literário Biblioteca Nacional

As inscrições para o Prêmio Literário Biblioteca Nacional se encerram amanhã, dia 09 de setembro, prazo máximo para a submissão dos trabalhos. Serão aceitas as inscrições com a data de postagem constando até dia 09/07 no carimbo da agência expedidora, sendo obrigatório o envio postal da obra para a participação no Prêmio.

Com o objetivo de premiar autores, tradutores e projetistas gráficos em reconhecimento à qualidade intelectual e estética da produção editorial brasileira, a Biblioteca Nacional realiza anualmente o Prêmio Literário Biblioteca Nacional. Instituída no ano de 1994, a premiação é uma das mais prestigiadas do país e faz parte do programa nacional de fomento à criação literária e científica, visando apoiar e valorizar aqueles que constroem e engrandecem a literatura brasileira.

As obras são distribuídas em nove categorias distintas que recebem nomes de grandes autores nacionais. São elas: Poesia – Prêmio Alphonsus de Guimaraens; Romance – Prêmio Machado de Assis; Conto – Prêmio Clarice Lispector; Tradução – Prêmio Paulo Rónai; Ensaio Social – Prêmio Sérgio Buarque de Holanda; Ensaio Literário – Prêmio Mario de Andrade; Projeto Gráfico – Prêmio Aloísio Magalhães; Literatura Infantil – Prêmio Sylvia Orthof; e Literatura Juvenil – Prêmio Glória Pondé.

As comissões julgadoras são compostas, ao todo, por 27 juízes – três em cada categoria, ligados ao meio cultural e especialistas nas áreas em que foram convocados a julgar – que avaliam as obras de acordo com critérios como qualidade literária, originalidade, contribuição à cultura nacional, criatividade no uso dos recursos gráficos e excelência da tradução.

O autor/tradutor da obra selecionada em primeiro lugar de cada categoria será contemplado com prêmio em espécie, no valor bruto de 30 mil reais, sujeito aos descontos previstos por lei. As obras concorrentes devem ser inéditas, publicadas no Brasil e podem estar inscritas em, no máximo, duas categorias. As inscrições são gratuitas.

Para mais informações, acesse o portal do prêmio:
http://goo.gl/sTa15V

O edital e os formulários para a inscrição se encontram aqui:
http://goo.gl/Tmvufc

Jornalista por fatalidade, acredita piamente que o sentido da vida é comer bem. Vive sobre a linha tênue entre o desistir da humanidade e o se apaixonar pelo ser humano. Seu maior sonho é vender sua arte na praia e viver das coisas que a natureza dá.

LEIA TAMBÉM:

Sabrina Rolim

Jornalista por fatalidade, acredita piamente que o sentido da vida é comer bem. Vive sobre a linha tênue entre o desistir da humanidade e o se apaixonar pelo ser humano. Seu maior sonho é vender sua arte na praia e viver das coisas que a natureza dá.