Bob Dylan vence o Prêmio Nobel de Literatura 2016

A Academia Sueca anunciou nesta quinta-feira (13) Bob Dylan como o escolhido para receber o Nobel de Literatura de 2016. Em um curto pronunciamento, a secretária-geral da Academia, Sara Danius, afirmou que o cantor e compositor norte-americano é “um grande poeta na grande tradição poética inglesa” e que criou “uma nova expressão poética na tradicional canção americana”.

Aos 75 anos de idade e 50 de carreira, Dylan é o primeiro compositor laureado com o Nobel de Literatura, sucedendo à escritora bielorrussa Svetlana Alexievitch, agraciada com o prêmio em 2015.

Nascido Robert Allen Zimmerman em 24 de maio de 1941, Dylan abandonou a universidade logo no primeiro ano para dedicar-se integralmente à música, alcançando o sucesso já nos anos 1960. Seu primeiro livro, “Taratula”, é uma coletânea de poemas experimentais. Sua obra autobiográfica “Crônicas: Volume Um”, lançada em 2004, é um best-seller, com previsão para mais duas continuações ainda sem data de lançamento.

Em sua prolífica carreira musical, Dylan já lançou 69 álbuns, sendo o mais recente “Fallen angles”, deste ano. Conhecido por se reinventar, tanto nas letras quanto na sonoridade, já venceu dez vezes o Grammy , sendo escolhido pela revista Rolling Stone, em 2004, como o segundo maior artista de todos os tempos, apenas atrás dos Beatles.

LEIA TAMBÉM: