IV PRÊMIO ESCAMBAU DE MICROCONTOS

Mais uma edição do prêmio mais aguardado da internet lusófona: o Prêmio Escambau de Microcontos. Participem desse grande desafio literário e convidem seus amigos (e inimigos). Vamos espalhar literatura pelo mundo!

É importante lembrar que essa iniciativa só acontece por causa dos maravilhosos padrinhos do Escambau, que contribuem mensalmente para que nossos projetos possam seguir em frente. Se você curtiu a ideia e nosso projeto, apoie também em www.padrim.com.br/escambau/.

Agora é só entrar no grupo Escambanautas e seguir o regulamento do edital abaixo.

IV PRÊMIO ESCAMBAU DE MICROCONTOS – REGULAMENTO

O Coletivo Escambau de Arte e Cultura, com o objetivo de promover a produção literária e o exercício da criatividade, estabelece normas para a participação no III Prêmio Escambau de Microcontos.

1 – Tema

Diariamente, os participantes deverão escrever um microconto com até 300 caracteres baseando-se na “Palavra do Dia”, postada no grupo Escambanautas por um dos editores do Escambau. A “Palavra do Dia” será escolhida aleatoriamente através do site Gerador de palavras aleatórias, sendo sempre um substantivo. A “Palavra do Dia” deverá ser usada no microconto, podendo ser flexionada em gênero e número.

2 – Participação

2.1 – Serão aceitos participantes de todas as idades. Não será permitida a participação dos editores do Escambau, mas esta regra não se estende aos apoiadores do Padrim.

2.2 – Os participantes deverão ser membros do grupo Escambanautas.

2.3 – Os participantes devem curtir a fanpage do Escambau e/ou seguir o twitter @escambanautas.

2.3 – Os participantes deverão postar os microcontos em suas timelines no Facebook, em modo público, com o título “PALAVRA DO DIA:” junto à palavra que servirá de mote ao texto, o corpo do microconto, e a hashtag #microcontosescambau abaixo.

2.4 – Os participantes devem copiar o link da postagem nos comentários do post da “Palavras do Dia” no grupo Escambanautas.

2.5 – Os participantes podem escrever quantos microcontos quiserem, mas devem escolher apenas dois para concorrer e destacá-los com a hashtag #concorrendo. O destaque pode ser feito até o fim do dia.

2.6 – Os participantes declaram, desde já, serem autores dos Microcontos, não constituindo plágio de qualquer espécie, também cedendo ao Coletivo Escambau de Arte e Cultura os direitos de publicação, reprodução e cópia, exceto quando requerido em contrário, revogável a qualquer momento.

3 – Prazos

3.1 – O prazo de duração total do concurso será de 28 dias, iniciando no dia 03 de Julho de 2017 e encerrando no dia 30 de Julho de 2017.

3.2 – Só serão aceitos microcontos relacionados à “Palavra do Dia” postados entre 00:00 e 23:59 do dia em que a palavra foi escolhida e divulgada no grupo Escambanautas.

3.3 – A seleção do melhor microconto da semana levará em conta os trabalhos publicados de acordo com as regras nos sete dias que antecederem a divulgação do resultado.

4 – Avaliação

4.1 – A Comissão Julgadora será composta pelos apoiadores do Escambau (www.padrim.com.br/escambau/) membros do grupo secreto no Facebook destinado a esse fim.

4.2 – A escolha dos melhores microcontos será feita através de votação pelos integrantes da Comissão, com base nos seguintes critérios: adequação ao formato microconto; o bom uso de elementos de narrativa; e a sugestão como ferramenta de escrita.

5 – Premiação

5.1 – O autor do melhor microconto da semana receberá R$ 50,00.

5.2 – O Escambau entrará em contato com o autor premiado através do Facebook.

6 – Disposições finais

6.1 – Serão automaticamente desclassificados os trabalhos que não estiverem dentro das normas estabelecidas neste Regulamento.

6.2 – Trabalhos com teor que possam ser considerados ofensivos serão sumariamente excluídos.

6.3 – A participação neste concurso cultural implica na aceitação irrestrita deste regulamento;

6.4 – O participante autoriza, desde já, a utilização de seu nome e imagem para fins de divulgação/promoção do concurso literário.

6.5 – Casos omissos neste Regulamento devem ser tratados com a Comissão Julgadora ou com o corpo editorial do Escambau.

LEIA TAMBÉM:

  • Roberto Monteiro

    É muita regra para pouco conto.

    • Paola Ribeiro Marcellus

      Né, @disqus_WPPj6C9qSj:disqus… E pouco $ também…

    • Sara dos Anjos

      Muita regra?
      Porque eu não concordo com você (ou o que eu entendi das regras):
      1ª) 300 caracteres: é micro conto, né? Se deixar livre vai ter gente escrevendo com 1000
      2ª) Palavra do dia: facilita a vida do júri. É conto que não acaba mais! Faz as contas pra ver quantos eles tem que analisar. A palavra do dia pelo menos dá um norte!
      3ª) Ser membro do Escambanautas. Se não for, não tem como participar. Os micros são postados nos comentários da palavra do dia! É simples, né?
      4ª) Curtir a fanpage do Escambau: bom, é o Escambau que patrocina e é ele que paga, né? É o mínimo que você pode fazer
      5ª) As duas hashtags: questão de administrar melhor coisas postadas relativas ao concurso, certo?

      Além disso o Escambau te dá a oportunidade de publicar seus contos (fora os dois que concorrem) e você ter uma pá de leitores que talvez não tivesse se não participasse
      E além de ser um exercício de criatividade e concisão, É MUITO divertido!
      Então, Roberto, bora lá participar!

  • Victor Capela Batista

    meus caros, não tendo em conta qualquer tipo de classificação, que, como já vos indiquei, para mim assume carater secundário, gostaria isso sim, que me indicassem se algum dos micros que enviei, foram ou não aceites a concurso, o que quer dizer qe desta vez acertei na sua postagem.. caso nenhum tenha entrado a julgamento do juri então tenho que rever a matéria. assim agradecia o vosso esclarecimento sobre estas minhas duvias. um abraço. victor batista