Política Editorial

O Escambau é um projeto colaborativo de arte e cultura, cujo principal foco é difundir a produção autoral dos Escambanautas, membros do Coletivo Escambau. Estimulamos a participação de colaboradores com textos de ficção, poesia, ensaio, crítica e matérias, de modo a garantir pluralidade de opiniões e pontos de vista, fazendo do site um espaço aberto para todos os interessados em participar.

Todos os textos são submetidos a uma linha editorial que visa garantir adequação aos padrões de qualidade e responsabilidade do Escambau.  O envio de textos implica a aceitação por parte do autor destes termos.

1. Tamanho

Entendemos que textos para web não podem ser muito extensos. Desse modo, buscamos publicar trabalhos de até 1.000 palavras ou 5.000 caracteres. Esses limites podem ser flexibilizados, e textos mais longos podem ser divididos em partes, de acordo com o planejamento editorial.

2. Requisitos

Cada autor poderá enviar até 1 (um) trabalho por vez, podendo ser texto literário de qualquer gênero (conto, crônica ou poesia), ensaio, texto crítico (de literatura, de cinema ou de música), ou matéria (notícias e entrevistas). O texto não precisa ser inédito, mas o autor se responsabiliza pelos direitos do trabalho, respondendo isoladamente em casos de plágio e afins.

3. Submissão

Os textos devem ser enviados através de formulário ou e-mail neste link, com arquivo anexo em formato .PDF, .DOC, .DOCX ou .TXT. Cada autor deve enviar também uma pequena biografia de até 300 caracteres, de preferência contendo links para sites, blogs e redes sociais.

4. Uso de Imagens

Os textos publicados no site utilizam de imagens ilustrativas para despertar o interesse do leitor, no tamanho preferencial de 800 x 445 pixels. De acordo com a necessidade, outras imagens podem ser inseridas a título de ilustração no corpo do texto. Cabe ao autor, com a aprovação do editor responsável, decidir quais imagens serão utilizadas.

Todas as imagens devem ser livres ou autorizadas pelo detentor dos direitos.

5. Aceitação

O envio dos textos não implica aceitação e publicação por parte do Escambau. A seleção é feita de acordo com o planejamento editorial e a adequação do texto a esta política. Cabe a editoria responsável a decisão dos textos a serem publicados, levando em conta também a data inicial de submissão e a pluralidade de autores e assuntos.

6. Processo Editorial

O processo editorial do Escambau compreende a avaliação dos editores a respeito dos textos submetidos quanto a qualidade literária, qualidade da redação, aspectos formais e compatibilidade com a linha editorial do site. Caso não atenda a tais requisitos, o texto é rejeitado, podendo o autor ser notificado ou não. Os editores poderão, em alguns casos, sugerir que os autores façam ajustes pontuais para que o trabalho esteja apto a ser publicado.

7. Exclusões

Não publicamos textos com teor potencialmente misógino, racista ou preconceituoso de qualquer forma. Entendemos que a arte é livre, mas não concordamos com a arte que dobra os joelhos perante injustiças milenares ou as endossa. Apesar de o coletivo não ser militante no sentido estrito da palavra, estamos atentos a questões relacionadas a direitos civis e representatividade, conforme pode ser conferido em nossos editoriais.

8. Publicação

Os textos são publicados sob licença Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas. Os autores não são remunerados.